Blog

Cabos fotovoltaicos para placas solares: benefícios ao planeta

bb5

Com uma procura cada vez maior, a energia proveniente do sol vem se popularizando entre os brasileiros, e o sistema fotovoltaico tem todos os atributos para se tornar protagonista nos próximos anos. Mas antes de optar por esse tipo de energia limpa e sustentável, você sabe o que é preciso conhecer além das placas solares?

O sistema depende também de materiais específicos, como os cabos fotovoltaicos, que contam com ótimas expectativas de vendas nos próximos anos. Especialista nesse tipo de cabo, a Sil Fios e Cabos Elétricos reuniu alguns cuidados e orientações sobre o assunto que vão facilitar a escolha. “O aumento no consumo de cabos fotovoltaicos é uma realidade e não para de crescer no Brasil. Além de um clima propício para a energia solar, temos uma busca dos brasileiros por alternativas cada vez mais sustentáveis e de bem com o meio ambiente”, afirma Nelson Volyk, gerente de Engenharia de Produto da Sil.

Boas notícias no mercado brasileiro

Atualmente, a energia solar representa apenas 2% da matriz energética no Brasil, enquanto a energia de origem hídrica chega a quase 60%, seguida da eólica, com cerca de 10%. No entanto, a busca pela energia solar vem constantemente crescendo e teve aumento de 68% no último ano, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Conforme levantamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o número de cidades brasileiras que produzem energia solar saltou de 613 para 5.220 em um período de cinco anos, uma alta de 751,5%.

Com base nesses dados, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) estima que a porcentagem de participação dessa energia limpa na matriz energética tende a dobrar no curto período de dois a três anos. E quando falamos em implantação de energia solar, um dos primeiros elementos que se pensa são as placas solares. Porém, outro fator determinante para o sucesso e durabilidade do mecanismo de energia solar são os cabos elétricos usados nesse tipo de instalação, que são diferentes dos cabos convencionais.

Quando os raios solares atingem a placa solar, esta começa a gerar energia elétrica, que é transmitida através dos cabos solares ao inversor fotovoltaico, que por sua vez transformará a energia elétrica gerada em corrente contínua para energia alternada, que é utilizada em residências, comércios e indústrias. A corrente contínua possui um positivo e um negativo e, por isso, os cabos solares são produzidos nas cores vermelha e preta, sendo o vermelho utilizado para o positivo e o preto para identificar o negativo.

Em um sistema, é comum empregar várias placas solares, podendo ser utilizado mais de um inversor fotovoltaico, tudo ligado ao cabo solar.       

Entenda a diferença entre os cabos

Os cabos para a ligação de placas solares utilizam compostos de isolação e cobertura termofixos não-halogenados, sendo que o composto da cobertura possui, adicionalmente, proteção contra os raios UV. Estes cabos são fabricados com cobre estanhado, que reduz a oxidação do metal.

A escolha do cabo certo é fundamental para o sucesso da obra de energia solar. Cabos de má qualidade ou fora da norma correta de fabricação se deteriorarão em poucos anos de uso, o que irá demandar um novo investimento na troca do cabeamento muito antes do previsto, gerando prejuízos financeiros. Além disso, um cabo com qualidade inferior, que não atenda aos requisitos da norma técnica da ABNT, possui um risco elevado de incêndio em todo sistema fotovoltaico.

Tendo em vista que a escolha por esse tipo de energia limpa visa a economia que ela traz no consumo, é importante estar atento para selecionar o produto mais eficiente.

Fonte: Revista o Setor Elétrico

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá! Nós utilizamos cookies para analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar em nosso site, você nos autoriza a coletar e usar essas informações.