QD (Quadro de Distribuição)

WhatsApp Image 2022-08-24 at 10.21.30

O quadro de distribuição, também conhecido como QD ou QDC, é uma espécie de painel instalado na construção e na indústria que reúne todo o quadro de distribuição de fiação e conexões elétricas da residência ou edifício comercial ou toda a fiação de iluminação, chuveiro elétrico, torneira elétrica, tomadas e alguns alimentadores de máquinas de pequena potência de uma indústria.

Dentro do projeto elétrico, esse sistema é um dos mais importantes, pois é por ele que passa toda a distribuição de energia da instalação. Ele também é conhecido no mercado por variações de nome como quadro de distribuição de circuitos (QDC), quadro do disjuntor e quadro de luz.

No quadro de distribuição constam todos os dispositivos de proteção necessários para a distribuição correta de energia para todos os pontos de saída elétrica da indústria, como tomadas, lâmpadas, chuveiros e ar condicionado. Por reunir todos os circuitos, ele permite um controle total sobre toda a instalação elétrica da indústria, proporcionando mais segurança à construção e evitando acidentes.

Para o bom funcionamento desse sistema, a organização é fundamental. O quadro de distribuição deve ser devidamente separado de acordo com o tipo de circuito: iluminação, tomadas de uso geral (TUG), tomadas de uso específico etc.

Além da distribuição dos circuitos, no quadro de distribuição é necessário realizar a identificação correta para que o setor de manutenção elétrica da sua indústria consiga identificar os circuitos e consigam se organizar.

Toda a eletricidade que está dentro de uma instalação elétrica passa por um quadro de distribuição. Ou seja, ele funciona como o coração da instalação elétrica, uma vez que comanda todos os circuitos elétricos da sua indústria. Para realizar a instalação do quadro de distribuição, é necessário ter primeiro um planejamento dos circuitos elétricos de toda a construção e fazer um projeto elétrico. Nesse planejamento, estão previstos todos os circuitos que envolvem a instalação do sistema de iluminação, tomadas, chuveiros, ar condicionado e outras necessidades da construção que exigem o uso de energia elétrica. 

O quadro de distribuição serve como conector entre a potência certa para cada aparelho de acordo com o nível de carga que ele consegue suportar. Além disso, um quadro de distribuição em perfeito funcionamento é responsável por proteger os aparelhos elétricos da sua indústria reduzindo o risco de curtos-circuitos e sobrecargas perigosas de energia.

O quadro de distribuição, em termos práticos, não possui uma divisão ou classificação em tipos. É sempre o mesmo, variando apenas na instalação, cor e modelo. No mercado, você pode optar por modelos de embutir (instalado dentro da parede) ou de sobrepor (parafusado na parede e mais exposto). 

Em alguns lugares, é possível encontrar informações que classificam os quadros de distribuição como monofásico, bifásico e trifásico, mas não é o correto. O que é monofásico, bifásico ou trifásico é o tipo de instalação, algo que define também os disjuntores (monopolar, bipolar ou tripolar) utilizados no quadro de distribuição. A instalação monofásica, bifásica ou trifásica se diferencia pela quantidade de condutores elétricos e na variação de tensão que os aparelhos podem funcionar (127/220V).

Abaixo, você pode conferir mais sobre esses três tipos de rede que vão definir a escolha dos disjuntores do seu QD:

  • Monofásica: dispõe de dois condutores elétricos, com um condutor de fase e um condutor neutro. Nesse sistema, as instalações elétricas são ou de 127V ou 220V, variando de acordo com a concessionária de energia elétrica. Em média, as instalações elétricas monofásicas apresentam consumo de no máximo 8KW (8000W).
  • Bifásica: o QD com instalação bifásica apresenta três condutores elétricos entregues, sendo dois condutores de fase e um condutor neutro. A tensão elétrica em uma residência ou indústria com essa instalação pode variar de 127/220V ou 220/380V. Nesse tipo, o consumo em média não ultrapassa 25KW (25000 W).
  • Trifásica: a rede elétrica é composta por quatro condutores: três condutores de fase (R, S,T) e um neutro. Semelhante ao bifásico, este também possui tensões de fase que variam de 127/220V ou 220/380V e, em algumas situações, oferecerem potências de até 75KW (75000W).

A B.A.T Serviços em Eletricidade é especialista na montagem de Quadros de Distribuição (QD). Temos uma equipe de Engenheiros Eletricistas que fazem o projeto dos Quadros de Distribuição, sempre em conformidade com as normas técnicas NBR5410 e NR-10. Fazemos também a ART do Projeto junto ao CREA.

Realizamos a montagem de Quadros de Distribuição com componentes de primeira linha atendendo a todas as normas aplicáveis a sistemas de baixa tensão. Também faz o dimensionamento correto do Disjuntor Geral, Barramento Principal e Secundário, e corrente de curto-circuito.

Para saber mais sobre Painéis Elétricos tipo QD (Quadro de Distribuição) e fazer o seu orçamento, entre em contato conosco e conheça os nossos serviços e soluções.

Precisa de um Orçamento?

Entre em contato com nossa equipe técnica e peça já seu orçamento! Logo um Consultor Técnico entrará em contato. Será um prazer atendê-lo.

Olá! Nós utilizamos cookies para analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar em nosso site, você nos autoriza a coletar e usar essas informações.