Laudo de SPDA e Aterramento

Laudo-SPDA-1024x858

Um laudo de SPDA (Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas) é um documento técnico obrigatório e fundamental para assegurar que esses sistemas estejam funcionando adequadamente. Por meio dele, é possível registrar as inspeções, verificações e medições realizadas nos para-raios, além de registrar informações sobre o sistema e malha de aterramento elétrico. Outro detalhe é que esse laudo servirá, futuramente, como parâmetro para análises do sistema e a obtenção de informações relevantes sobre ele.

Além de ser um quesito de segurança, o laudo SPDA é obrigatório, assim como o próprio SPDA. A sua existência é prevista em parâmetros pelas normas da ABNT, junto com a NBR-5419 – 2015 como também a norma regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego – NR-10.

O primeiro ponto a ser considerado quando pensamos nas razões pelas quais temos que fazer o laudo do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas é sua obrigatoriedade. Todas as empresas, indústrias ou edifícios que possuem um para-raios necessitam desse documento. Ou seja, não há uma escolha quanto a tirar ou não essa documentação. Além disso, a ausência desse laudo pode acarretar problemas em relação à operação de negócios do local.

A obtenção de certificados como o ISO (International Organization for Standardization/Organização Internacional de Padronização), a renovação do alvará de funcionamento da empresa e, até mesmo, a cobertura de seguradoras em acidentes relacionados a queda de raios pode ser impedida. Outro ponto decisivo é quando analisamos a quantidade de descargas atmosféricas que caem no Brasil. Segundo o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o país possui a maior incidência de descargas elétricas do mundo, com cerca de 77,8 milhões de raios por ano. A maior razão, contudo, é a segurança que esse laudo em dia trás para sua empresa e para as pessoas que lá trabalham. Os principais motivos para se fazer um laudo de SPDA são:

  • Reestruturar os sistemas com técnicas modernas e eficazes;
  • Evitar multas às empresas;
  • Menor chance de danos às edificações e ao patrimônio;
  • Prevenir curtos-circuitos e incêndios causados pelos raios;
  • Minimizar perdas financeiras com equipamentos e máquinas queimados nas descargas atmosféricas;
  • Garantir a máxima segurança dos colaboradores, clientes e demais pessoas presentes na empresa.

O laudo de SPDA e aterramento possui uma validade de um ano para locais expostos à corrosão atmosférica severa, fornecedores de serviços considerados essenciais e/ou local que contenha munição e explosivos. Para outros tipos de estabelecimento, o documento possui a validade de três anos. Durante esse período, o laudo assegura a segurança e qualidade do sistema. Além disso, é necessário realizar uma inspeção no SPDA, ou para-raios, toda vez que houver alterações, reparos no para-raios ou algum indicio de descargas elétricas de origem atmosféricas. O tempo estimado para essas inspeções é a cada seis meses.

Além do laudo de SPDA, é necessário também aferir a continuidade elétrica do aterramento. É preciso tê-lo porque os para-raios só são eficientes se conectados com os cabos condutores que levam a descarga atmosférica para o solo. Assim, esse documento em específico assegura e protege os equipamentos contra descargas elétricas de todos os tipos, inclusive causadas pela atmosfera. Um aterramento bem dimensionado, além de auxiliar o serviço dos sistemas de proteção contra descargas atmosféricas, garante o bom funcionamento de outros dispositivos, como disjuntores e fusíveis.

Assim como os laudos de SPDA, o laudo de aterramento segue normas impostas pela ABNT, que asseguram a segurança dos usuários. Além disso, o Ministério do Trabalho e Emprego também estabelece parâmetros a serem seguidos.

A elaboração de laudos técnicos, como o de SPDA e aterramento, é realizada por engenheiros eletricistas e técnicos em eletrotécnica. Assim, esses profissionais podem ser contratados por meio de empresas especializadas, como a B.A.T Serviços em Eletricidade, que analisam o sistema de SPDA e o aterramento do local.

Utilizando equipamentos específicos, esses profissionais são responsáveis pela inspeção de medição do sistema de proteção contra descarga elétrica atmosférica (SPDA), serviços de engenharia elétrica e elaboração do laudo de SPDA e aterramento.

A B.A.T Serviços em Eletricidade emite Laudos Técnicos Industriais de SPDA e Aterramento. Temos uma equipe de Engenheiros Eletricistas que emitem laudos técnicos e que são credenciados junto ao CREA.

Para saber mais sobre Laudos de SPDA e Aterramento e fazer o seu orçamento, entre em contato conosco e conheça os nossos serviços e soluções.

Precisa de um Orçamento?

Entre em contato com nossa equipe técnica e peça já seu orçamento! Logo um Consultor Técnico entrará em contato. Será um prazer atendê-lo.

Olá! Nós utilizamos cookies para analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar em nosso site, você nos autoriza a coletar e usar essas informações.