QDIL (Quadro de Iluminação)

WhatsApp Image 2022-05-18 at 17.00.34

Nas instalações elétricas de uma indústria, o Quadro de Distribuição (QDC) é o componente responsável por abrigar os dispositivos de proteção e de manobra, bem como as conexões dos condutores elétricos interligados a esses elementos, com a finalidade de distribuir a energia aos diversos circuitos da edificação.

Chama-se circuito, o conjunto de pontos de consumo (pontos de luz e tomadas) alimentados pelos mesmos condutores e ligados ao mesmo dispositivo de proteção. Todos os circuitos iniciam-se no Quadro de Distribuição e finalizam nos pontos de tomadas, iluminação e nas demais cargas. 

Toda a instalação elétrica deve ser dividida em circuitos para facilitar a manutenção e reduzir interferências. Outro ponto essencial é a importância de consultar as normas que regulamentam as instalações elétricas, visto que elas priorizam a segurança e o conforto tanto dos instaladores como dos usuários, bem como a qualidade das instalações.

Obedecendo aos critérios estabelecidos pela norma ABNT NBR 5410 e NR-10 o projeto deve possuir, no mínimo, quatro circuitos terminais, são eles:

  • Um para iluminação
  • Um para os pontos de tomada
  • Dois para os circuitos independentes

É recomendável, nos circuitos de iluminação, dividir as cargas em dois circuitos, mesmo sendo pequena a potência de cada um, pois, não é necessário desligar toda a iluminação em caso de defeito ou manutenção.

Ainda de acordo com a ABNT NBR 5410, nas instalações elétricas de baixa tensão, é recomendável separar os circuitos de iluminação e de força em todos os tipos de edificações, indústrias e aplicações. Uma vez que, dessa forma, um circuito não será afetado pela falha do outro caso ocorra um defeito em um deles. Além disso, a separação dos circuitos de iluminação e de força auxilia na implementação das medidas de proteção adequadas contra choques elétricos.

No caso particular de locais de habitação, a norma admite que em algumas situações pontos de iluminação e tomadas possam ser alimentados por circuito comum, desde que respeitadas as seguintes condições:

  • A corrente de projeto do circuito comum (iluminação + tomadas) não deve ser superior a 16A
  • Os pontos de iluminação não devem ser alimentados, em sua totalidade, por um só circuito caso esse circuito seja comum (iluminação + tomadas)
  • Os pontos de tomadas não podem ser alimentados em sua totalidade por um só circuito caso esse circuito seja comum (iluminação + tomadas)

Dessa forma, é importante dizer que a regra geral para a divisão de circuitos é sempre a separação das cargas de iluminação e tomadas, ficando opcional a exceção em alguns casos na área residencial.

Cabe lembrar que, nos casos em que iluminação e tomadas são separadas, um circuito de iluminação deve ter seção mínima de 1,5mm² e um circuito de tomada deve ter seção mínima de 2,5mm².

Ao falarmos de iluminação, é possível ainda a utilização de um quadro de comando de iluminação. Esse equipamento é capaz de distribuir energia através de processos automáticos, realizando comandos predefinidos, como quais locais devem ser iluminados e em quais períodos. Desse modo, o quadro fará com que lâmpadas específicas sejam acesas a partir desses comandos, algo muito útil para locais que necessitam que uma determinada lâmpada se acenda em algum horário definido.

A B.A.T Serviços em Eletricidade é especialista na montagem de Quadros de Iluminação (QDIL). Temos uma equipe de Engenheiros Eletricistas que fazem o projeto dos Quadros de Iluminação, sempre em conformidade com as normas técnicas NBR5410 e NR-10. Fazemos também a ART do Projeto junto ao CREA.

Realizamos a montagem de Quadros de Distribuição com componentes de primeira linha atendendo a todas as normas aplicáveis a sistemas de baixa tensão. Projetamos Quadro de Iluminação para Indústrias de diversos segmentos, sempre atendendo a demanda de cada cliente. Fazemos quadros com acionamento da iluminação na porta do painel, ou com acionamentos externos ao painel, acionamento de iluminação automática via sensor de presença ou via sensor fotocélula.  

Para saber mais sobre Painéis Elétricos de Iluminação (QDIL) e fazer o seu orçamento, entre em contato conosco e conheça os nossos serviços e soluções.

Precisa de um Orçamento?

Entre em contato com nossa equipe técnica e peça já seu orçamento! Logo um Consultor Técnico entrará em contato. Será um prazer atendê-lo.

Olá! Nós utilizamos cookies para analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar em nosso site, você nos autoriza a coletar e usar essas informações.