Análise de Energia

WhatsApp Image 2022-05-18 at 17.25.25 (2)

A análise de energia elétrica é um recurso que traz ganhos em produtividade e redução de custos em qualquer indústria, seja de pequeno, médio e grande porte. 

A energia elétrica é um insumo vital para a vida do ser humano, e é utilizada em praticamente todos os serviços, recursos, residências, empresas, etc. Essas atividades dependem, em maior ou menor grau, do consumo de energia elétrica, em conjunto com sistemas de instalações de média e baixa tensão. Isso porque a energia é utilizada de diversas maneiras, seja para a transmissão de dados e informações, acionamento de equipamentos, painéis elétricos e alimentação de circuitos.

Dessa forma, a análise de energia elétrica mantém os padrões de qualidade de transmissão, com a quantificação de consumo e, além disso, redimensionamento de redes, de modo a assegurar proteção contra deficiências de distribuição. A análise de energia é realizada através de equipamentos especiais, como o analisador de grandezas, em que é possível realizar um completo levantamento sobre o setor energético em empresas que utilizam geradores e transformadores de potência, dentro do seu sistema de alimentação.

A análise de energia realiza um levantamento e cruzamento de dados bastante minucioso. Ou seja, em seu processo de implantação, primeiro é realizada a instalação do analisador de grandezas, responsável por fazer a avaliação de todo o sistema de energia durante determinado período de uso, conforme solicitado pelo cliente. A partir daí, o equipamento elabora um relatório especial que traça as características detalhadas sobre todo o sistema de energia que abastece o estabelecimento. Através da análise de energia será possível evidenciar quais os negativos que precisam de melhorias com relação a quedas de tensão em determinados pontos, além de detectar distúrbios elétricos como SAGS, SWELLS e muitos outros.

SAG, ou DIP, é um afundamento de 0,1 a 0,9 pu em tensão ou corrente RMS em uma duração de meio ciclo de um minuto. SWELL, por sua vez, é um aumento de 1,1 a 1,8 pu em tensão ou corrente RMS em uma duração de meio a um minuto.

Com os resultados indicados, é possível realizar manutenções nos pontos mais emergentes e evitar possíveis transtornos no futuro. Portanto, realizar um processo como este é de vital importância para diferentes segmentos da indústria.

Para o desenvolvimento de processos de análise de energia elétrica, é necessário primeiro uma inspeção técnica no ambiente, verificando todas as condições de operação e trabalho. Todo o procedimento de análise de energia tem o respaldo da norma técnica NBR 10, elaborada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Os itens que são avaliados em uma análise de energia normalmente são os seguintes:

  • Análise do Fator de Potência;
  • Harmônicas de Tensão;
  • Harmônicas de Corrente;
  • Oscilação de Tensão;
  • Oscilação de Corrente;
  • Medição de Qualidade de Energia;
  • Medição de Demanda;
  • Medição de Consumo Médio;
  • Sobrecarga em Transformadores;
  • Estudo de Carga Instalada e Futura;
  • Estudo para Acréscimo de Energia;

     Existe um termo, dentro do setor elétrico, conhecido como QEE – Power Quality, que faz referência à qualidade da energia elétrica de um empreendimento. Este jargão, inclusive, tornou-se comum para expressar as mais variadas características da energia elétrica entregue pelas concessionárias aos consumidores do país. Logo, o QEE possui características de continuidade de suprimento e de conformidade com certos parâmetros considerados desejáveis para a operação segura, tanto do sistema supridor como das cargas elétricas. Entre os parâmetros possíveis para o laudo de análise de energia elétrica, temos os seguintes a serem considerados:

  • Distorções harmônicas;
  • Flutuações de tensão;
  • Variações de tensão de curta duração;
  • Desequilíbrio de sistemas trifásicos;
  • Transitórios rápidos;

Ou seja, preocupar-se com o QEE é decorrente, em parte, da reformulação que o setor elétrico vem experimentando para viabilizar a implantação de um mercado consumidor, no qual o produto comercializado passa a ser a própria energia elétrica.

Para selecionar uma empresa de análise de energia, é preciso considerar algumas características. Primeiro, uma boa empresa de análise de energia conta com ótimos profissionais que realizarão uma análise detalhada e depois os reparos adequados nos sistemas de controle de energia. É importante lembrar que o serviço realizado por uma empresa de análise de energia deve ser executado com excelência. 

A B.A.T Serviços em Eletricidade realiza a Análise de Energia na sua Indústria e também emite o Laudo de Análise de Energia Elétrica. Temos profissionais capacitados e habilitados para emitir esse tipo de laudo, apontando quais as anomalias do seu sistema, a apresentamos quais as ações que deverá tomar para resolver esses problemas. 

Para saber mais sobre o Laudo de Análise de Energia e fazer o seu orçamento, entre em contato conosco e conheça os nossos serviços e soluções.

Precisa de um Orçamento?

Entre em contato com nossa equipe técnica e peça já seu orçamento! Logo um Consultor Técnico entrará em contato. Será um prazer atendê-lo.

Olá! Nós utilizamos cookies para analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar em nosso site, você nos autoriza a coletar e usar essas informações.