Blog

A importância da proteção IP

a-importancia-da-protecao-ip

Você sabia que para ambientes com condições extremas de temperatura, umidade, ruídos ou vapores tóxicos, existem equipamentos desenvolvidos exclusivamente para eles?

A proteção IP (Ingress Protection) – padrão internacional definido pela Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC), publicada pela ABNT, consiste em uma classificação que define o grau de proteção que cada equipamento precisa ter, em cada atmosfera com condições variáveis.

É possível encontrá-lo em aparelhos como: smartwatches, celulares, luminárias, cabos elétricos, sensores IoT e outros dispositivos eletrônicos.

Basicamente essa classificação conta com dois números, sendo que o primeiro aponta o índice de proteção contra a entrada de poeira, partículas sólidas ou proteção de pessoas contra o acesso às partes perigosas.

O segundo número define a proteção contra a penetração de água, indicando que o desempenho não será comprometido.

Por exemplo, um dispositivo com proteção IP20 não deve ser deixado em área externa já que não possui resistência à água e terá sua parte interna danificada. O grau de proteção máximo é o IP69K apontando que produtos que passaram por testes minuciosos e suportam fatores adversos.

Essa classificação é ideal para ambientes que são extremamente agressivos, com poeira e umidade, como a indústria alimentícia e farmacêutica que a base são resíduos sólidos e líquidos.

Por isso é fundamental entender as condições do ambiente onde o equipamento será instalado, principalmente no caso de sensores acoplados a ativos na indústria.

Fonte: Revista Manutenção

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá! Nós utilizamos cookies para analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar em nosso site, você nos autoriza a coletar e usar essas informações.