Blog

MME atualiza cronograma de leilões de transmissão até 2025

Picture1

O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, nesta terça-feira (22/08), a Portaria nº 67/GM/MME, que estabelece o cronograma de mais cinco leilões de transmissão no triênio 2023 – 2025. O primeiro já foi realizado em junho deste ano e resultou na contratação de R$ 15,7 bilhões em investimentos, o maior leilão de linha de transmissão já realizado no país até o momento.

O próximo Leilão de Transmissão está previsto para o final de 2023 e incluirá as instalações referentes à linha de transmissão em corrente contínua Graça Aranha – Silvânia, em tensão de 800 kV CC. A linha passará pelos estados de Goiás, Maranhão, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins.

De acordo com o ministro Alexandre Silveira, essas instalações são essenciais para o escoamento de energia elétrica produzida a partir de fontes renováveis nas regiões Norte e Nordeste. “Estamos falando de R$ 21,7 bilhões em investimentos para garantir mais segurança e qualidade no fornecimento de energia elétrica, além de gerar oportunidades e, principalmente, emprego e renda para a população brasileira. A previsão é de que sejam criados 37 mil postos de trabalho diretos e indiretos”, destacou.

Para os anos de 2024 e 2025, estão previstos leilões em março e setembro de cada ano, totalizando dois certames por ano. A portaria de cronograma também indica as datas-limite, em cada leilão, para a assinatura dos Contratos de Uso dos Sistemas de Transmissão (CUST) por parte das distribuidoras, com transformadores de potência a serem licitados.

Confira o cronograma:

Fonte: Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério de Minas e Energia (MME).

Fonte: Revista o Setor Elétrico

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá! Nós utilizamos cookies para analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar em nosso site, você nos autoriza a coletar e usar essas informações.