Blog

FIEE 2023 promoverá debates sobre fontes renováveis e segurança energética; evento ocorre entre os dias 18 e 21 de julho, em SP

julhoPicture4

Mais de 90% da energia gerada e utilizada pela sociedade nos primeiros três meses de 2023 foi produzida a partir de fontes renováveis – hidráulica, eólica, biomassa e solar – segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

O percentual mostra que o Brasil tem uma capacidade diferenciada de geração de energia limpa e que os temas que envolvem fontes renováveis e segurança energética do País são discussões relevantes e estão em alta. Dúvidas sobre como a transição energética vai impactar as formas de produção, distribuição e consumo de energia, além do barateamento de preço, fazem parte dos questionamentos diários de empresários e indústrias de diferentes segmentos.

Dentro desse contexto, a FIEE 2023 – que acontece entre os dias 18 e 21 de julho, no São Paulo Expo, em São Paulo (SP) – traz em sua programação de conteúdo a Arena de Soluções em Energia, que abordará exclusivamente temas voltados ao setor.

Durante dois dias, a partir das 14 horas, assuntos como as novas tecnologias e soluções para integração de sistemas de energia; sistemas elétricos e perspectivas de conectividade; e os desafios da distribuição de energia para a infraestrutura de carregamento de veículos elétricos serão pautas de discussões.

Arenas de Conhecimento

Com entrada gratuita, a Arena de Solução em Energia é apenas uma das quatro Arenas de Conhecimento que farão parte da FIEE, que também debaterá temas voltados à tecnologia e inovação, sustentabilidade e automação predial.

“A eficiência energética e o uso de fontes renováveis ​​têm se tornado temas cada vez mais relevantes no setor industrial. Com a crescente preocupação com a sustentabilidade e a necessidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa, as empresas estão reconhecendo os benefícios tanto para o meio ambiente quanto para a própria produtividade”, diz o diretor de operações da Eletrol Sistemas de Energia, Tadeu Sampaio. A empresa é uma das mais de 400 marcas que irão apresentar soluções e inovações dentro da feira, que tem promoção e organização da RX Brasil com curadoria técnica da ABINEE.

“A indústria é tradicionalmente conhecida pelo consumo intensivo de energia. No entanto, nos últimos anos houve uma mudança de paradigma, pois cada vez mais empresas reconhecem os benefícios tangíveis da adoção de medidas de eficiência energética e da exploração de fontes renováveis ​​para atender às suas necessidades energéticas”, completa Sampaio.

Programação

A Arena de Soluções em Energia faz parte da programação de conteúdo da FIEE nos dias 18 e 19 de junho. As palestras acontecerão no auditório 2 dentro do São Paulo Expo, das 14h às 18h, e tem entrada gratuita.

No primeiro dia (18), entre as quatro palestras programadas estão a do presidente da ABRATE (Associação Brasileira das Empresas de Transmissão de Energia Elétrica), Mario Dias Miranda, que abordará os “Sistemas Elétricos e perspectivas de conectividade”.

Já no segundo dia (19), o gerente para indústria da Mitsidi (consultoria energética), Hamilton Ortiz, será um dos palestrantes da arena e apresentará o tema “Novas Tecnologias para a Economia de Energia e nas Renováveis”, debatendo assuntos como soluções de eficiência energética para a indústria, soluções práticas para reduzir o consumo de energia e tecnologias de armazenamento de energia.

“As arenas acontecem dentro da FIEE com um formato interessante e moderno. A ideia é aproveitar quem está na feira para acompanhar painéis mais curtos, sobre temas interessantes entorno de quatro grandes macrotemas com especialistas do setor e a Arena de Solução em Energia é uma delas”, destaca o gerente de Tecnologia e Política Industrial da ABINEE, Israel Guratti.

Sobre a FIEE

A FIEE (Feira Internacional da Indústria Elétrica, Eletrônica, Energia, Automação e Conectividade) está há mais de 60 anos no calendário do mercado, e este ano será realizada entre os dias 18 e 21 de julho de 2023, no São Paulo Expo, em São Paulo (SP). O evento, realizado em parceria com a ABINEE (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) é promovido e organizado pela RX Brasil e é o único do Brasil a apresentar soluções e alta tecnologia para a indústria. Reúne, a cada dois anos, milhares de profissionais de diferentes segmentos da indústria e centenas de marcas expositoras.

Fonte: Revista o Setor Elétrico

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá! Nós utilizamos cookies para analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar em nosso site, você nos autoriza a coletar e usar essas informações.